A evolução do quadro de saúde do papa Francisco
No boletim médico divulgado pela Santa Sé na tarde de segunda-feira (24/2), foi informado que o papa apresentou uma "leve melhora" em seu quadro de saúde
Raphaela Peixoto
2/23/20252 min read


Internado desde 14 de fevereiro após uma série de problemas respiratórios, que chegaram a ser observados até mesmo durante eventos religiosos. O líder da igreja católica recebeu o diagnóstico de infecção polibacteriana na última segunda-feira (17/2) e, na quarta-feira (18/2), com pneumonia bilateral, condição que exigiu tratamento intensivo devido à complexidade de seu quadro clínico.
Durante o fim de semana, o estado de saúde de Francisco apresentou uma piora, com crises respiratórias sendo necessário o uso de almofadas nasais de oxigênio. Além disso, foi identificada uma insuficiência renal leve e exames de sangue apontaram plaquetopenia — redução no número de plaquetas — e anemia.
No boletim médico divulgado pela Santa Sé na tarde de segunda-feira (24/2), foi informado que o papa apresentou uma "leve melhora" em seu quadro, sem novas crises respiratórias, mas que segue em "estado crítico", sendo submetido à oxigenoterapia para corrigir os baixos níveis de oxigênio em seu organismo.
Desde o início da internação, fiéis têm se reunido em frente ao hospital para orar pela recuperação do papa, que tem 88 anos e lidera a igreja católica desde 2013. Esta é a sexta internação de Francisco desde que assumiu o papado, sendo a quarta nos últimos quatro anos.
Em solidariedade ao pontífice, o Vaticano convocou orações noturnas a partir desta segunda-feira, na Praça de São Pedro, com início às 21h (horário local), conduzidas pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
Confira atualizações divulgadas pela Santa Sé a respeito da saúde do papa
6/2 - Francisco recebeu diagnóstico de bronquite
9/2 - Papa pediu para ler a homilia durante missa para o Jubileu das Forças Armadas, Polícia e Segurança
12/2 - Segunda vez que o papa solicita que seu assessor leia seu discurso
14/2 - Pontífice foi internado no hospital Gemelli de Roma para tratar bronquite persistente
16/2 - Papa não participou de sua tradicional bênção dominical
17/2 - Vaticano divulga diagnostico de infecção polimicrobiana das vias respiratórias, o que levou "uma nova alteração no tratamento". A nota ainda afirmou que o quadro clínico do pontífice complexo, pela primeira vez
18/2 - Pontífice foi diagnosticado com pneumonia bilateral
19/2- Em coletiva de imprensa, médicos ressaltaram que ele "não está fora de perigo", no entanto, não corre risco de morrer
20/1 - Francisco apresenta leve melhora no seu quadro de saúde
22/2 - Vaticano relata que o pontífice teve crise respiratória asmática e foi submetido a uma transfusão de sangue
23/2 - Boletim afirmou que foi atestada uma leve insuficiência renal
24/2 - Francisco não teve episódios de crise asmática e alguns exames laboratoriais apresentaram melhora
Internado desde 14 de fevereiro após uma série de problemas respiratórios, que chegaram a ser observados até mesmo durante eventos religiosos - (crédito: VATICAN MEDIA/Divulgação)
Pesquisas
Realizamos pesquisas em esferas federal, estadual e municipal.
Contato
Sobre
(43) 3525-1499
© 2025. All rights reserved.